sábado, 29 de março de 2014

Geração automática de Software e Agilidade

Em todas as indústrias o nível de automação tende a aumentar continuamente de forma a aumentar a sua produtividade e logicamente a sua competitividade e agilidade no mercado em que opera. A indústria automóvel, por exemplo, uma das mais competitivas do mundo, produz constantemente, de uma forma cada vez mais robotizada, novos modelos mais económicos e com mais funcionalidades. O mesmo se passa há muito tempo na indústria informática de hardware e, cada vez mais, também na indústria de software. A geração automática de software permite aumentar a produtividade e a agilidade desta indústria para níveis próximos de 10 vezes mais.
Uma aplicação de gestão gerada de forma automática, com um software que faz software, permitirá criar novas versões como muito maior frequência do que através do processo manual tradicional e, assim, acompanhar melhor a evolução dos processos de gestão. Um gestor que disponha deste tipo de tecnologia dispõe de muito maior agilidade para gerir a sua organização.

Genio - Open Model
Existe uma plataforma de geração automática de software chamada Genio, desenvolvida pela empresa portuguesa Quidgest, que permite, não só, gerar uma nova versão de uma dada aplicação de gestão continuamente (quase diariamente), como gerá-la em diferentes tecnologias. A mesma aplicação gerada para correr em windows, em ambiente cliente-servidor pode ser gerada, com um só clique, sem erros, para correr numa outra tecnologia, por exemplo num browser, em ambiente web. O código fonte gerado é independente da plataforma de geração e, desse modo, pode ser compilado em diferentes sistemas operativos e plataformas de hardware bem como para diferentes bases de dados como MS SQL ou Oracle. Além disso o código fonte pode ser disponibilizado ao gestor por razões de segurança. Num pacote normal de software ninguém tem acesso ao código fonte a não ser em soluções construídas a partir de código open source. Na geração automática de software passa a existir o conceito de open model pois a programação faz-se ao nível do modelo e não da programação manual de código.
A programação tradicional, incluindo o open source, além de ser muito mais lenta e difícil de alterar, afunda os processos de gestão dentro do código, e coloca o gestor numa posição de total dependência do programador. Em muitas organizações (para não dizer a maioria) não é o gestor que controla o sistema de informação, nem por vezes o seu negócio, mas sim o informático interno ou, pior ainda, o fornecedor externo de software.

Smartsourcing
A forma mais fácil e rápida de ter acesso a esta avançada tecnologia de geração automática evolutiva é através do recrutamento de técnicos certificados em Genio e do aluguer de uma licença dessa aplicação. Para desenvolver uma nova aplicação de software não vai ser necessário recrutar um analista e 10 programadores numa dada tecnologia, como no caso do outsourcing tradicional, mas apenas um analista certificado em Genio. Para se perceber melhor o conceito é como se em vez de recrutar 10 pessoas para lavrar um terreno, bastasse recrutar apenas uma pessoa com um tractor agrícola. 
Estão em desenvolvimento acções de formação generalizadas de Genio para lançar no mercado novos recursos humanos qualificados capazes de construir rapidamente complexas aplicações de gestão sem terem que programar uma única linha de código.

APTO - Actualização de Plataformas Tecnologicamente Obsoletas
Muitas organizações possuem aplicações críticas a funcionar nas suas organizações completamente obsoletas do ponto de vista tecnológico e que ficaram paradas no tempo, com custos elevados de manutenção e um elevado risco de "avaria" e prejuízo económico. A geração automática permite estabelecer um plano de cópia desse tipo de aplicações para correr em tecnologias mais recentes e, depois de devidamente testada, para garantir que realiza, sem erros. exactamente as mesmas funções que a versão obsoleta, poderá evoluir fácil  rapidamente para novas funcionalidades, com custos de manutenção até 10 vezes menores.



Sem comentários:

Enviar um comentário